sábado, 10 de abril de 2010

POLÍTICAS PÚBLICAS POR UMA EDUCAÇÃO DIGITAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS-UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS- CCH
CURSO: PRÓ- LICENCIATURA ARTE/TEATRO
PÓLO : MONTES CLAROS
TUTORES: CARLA SOARES, LILIA MOREIRA
ACADÊMICA: MAGDA MARIA CARDOSO DOS SANTOS
MÓDULO: XII
PROF: MÁRCIA FROTA

PEÇA TEATRAL

O USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

PRÓLOGO:
De fato, a internet oferece uma sugestão do papel que as telecomunicações acabarão representando nas vidas dos atuais alunos. Mudanças globais significativas estão ocorrendo rapidamente, e as fronteiras políticas estão tornando-se menos distintas. Como a tecnologia da informação é, atualmente, a força direcionadora de nossa cultura e de nossa economia.

*Conversa entre dois amigos
Personagens: Clementino e Josifino
NARRADOR: Os dois amigos encontram e começam a conversar sobre o uso da informática na educação.
Clementino: Bom dia amigo!Como vai vc!!!
Josifino: Bom dia amigo! Vou bem! Olha amigo eu publiquei um artigo no jornal do estado de M.G conta as calculadoras eletrônicas, muito antes de se falar em computadores na educação. Eu acho que o decorar a tabuada é um esforço mental e rítmico que a criança faz aprendendo e muito mais importante do que aquilo que ela vai saber depois.
Clementino: Mas a criança pode treinar em outras coisas, não faz.
Josefino: Não, porque esse raciocínio matemático é um raciocínio muito especial e tem de ser dado com calma.
Clementino: O que eu não consigo entender é que a criança hoje é acompanhada pela tecnologia desde antes de nascer. Ela passa por exames de ultra-som, nasce num centro cirúrgico sofisticado, tem eletricidade em casa. Ora porque pegar computador e a maquina de calcular e dizer que, na hora de aprender, ela deve aprender sem essas coisas. Lá fora você usa toda a tecnologia disponível, mas na hora em que entra na sala de aula tem de usar giz, quadro-negro ou tricô. Não é;
Josifino: Acontece que a situação é bastante complexa. Eu acho que é uma questão de se entender qual é a influência da tecnologia sobre as crianças, e ai localizar se existe a idade adequada para se usar um computador.
Clementino: Parece-me que essa construção não leva em conta o fato de que a criança de hoje é muito diferente da criança de 20 anos atrás. Acho que hoje a criança esta preparada para ser alfabetizada muito mais cedo do que os sete anos tradicionais.Ela tem uma sofisticação cognitiva que nos permitem lidar com razoável tranqüilidade e naturalidade com maquinas sofisticadas e abstratas como é o caso que é o computador e do vídeo game sem me parece nenhum efeito nocivo.
Josefino: O problema é o vicio, não é a internet.
Clementino: Um aluno viciado em biblioteca não irá mal aos estudos.
Josetino: Qualquer coisa em excesso, até uma coisa boa em axcesso pode ser prejudicial.
Narrador: Os amigos se despedem e vão embora.
Clementino: Passa bem Josifino, até outro dia para prosearmos mais.
Josefino: até mais Clementino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário